ESTUDO ACÚSTICO DA PRODUÇÃO DA SEQUÊNCIA AN DO ESPANHOL POR APRENDIZES BRASILEIRAS

Ieda Nolasco Bélem Bankersen, Luciane Trennephol da Costa

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a produção oral da vogal /a/ do espanhol, em contextos nasais, realizada por estudantes de espanhol como segunda língua. A hipótese da qual parte este trabalho é a de que a atividade de estímulo à consciência fonológica exercerá efeitos diferenciados em situação de produção oral monitorada. Realizou-se um experimento de produção com quatro informantes separadas em dois grupos: grupo controle e experimental com duas gravações, sendo uma após atividade de estímulo à consciência fonético-fonológica. Os dados foram submetidos à análise acústica e os resultados evidenciaram que os valores médios de F1 da vogal em contexto nasal aumentaram para as duas informantes do grupo experimental após a atividade de estímulo à consciência fonético-fonológica, evidenciando a sua pertinência para uma produção menos nasalizada

Palavras-chave


Nasalização Vocálica; Consciência Fonológica. Análise Acústica.

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