Artes manuais e trabalho feminino: pontos bordados no acontecimento político

Solange Mittmann, Mônica Ferreira Cassana

Resumo


O artigo tem por objeto de estudo a discursivização do trabalho de bordadeiras em matérias de mídias jornalísticas que tratam da vestimenta usada pela primeira dama Rosângela Lula da Silva na cerimônia de posse do terceiro mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. O traje foi bordado por artesãs da cidade de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte. Inicialmente, as autoras levantam aspectos sobre o patriarcado e a divisão sexual do trabalho, a fim de abordar como é significado, na formação social patriarcal capitalista, o trabalho artesanal feminino. Em seguida, tomando a língua (mais especificamente, a sintaxe) como base material dos processos discursivos, apresentam uma análise de recortes de matérias, observando como se produzem os discursos sobre o trabalho de bordado artesanal e sobre as mulheres artesãs.

Palavras-chave


bordado; artesanato; trabalho feminino; feminismo

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