AS CONTRIBUIÇÕES PARA O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TRAGÉDIA GREGA, E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM FIGURADA COM A INSERÇÃO DA CAPACIDADE DE LINGUAGEM LINGUÍSTICO-ESTILÍSTICA

Luís César Sparsbrod Santos

Resumo


Este artigo propõe uma abordagem para o ensino da tragédia grega no Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento das capacidades de linguagem e interpretação literária dos alunos. Baseado em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo busca adaptar a tragédia grega para torná-la acessível e relevante aos estudantes, sem comprometer sua complexidade e profundidade. Por meio da análise das características textuais, das condições de produção e dos mecanismos de textualização presentes nas obras trágicas, desenvolve-se um modelo didático que visa promover o letramento literário e a compreensão da linguagem figurada. Os resultados preliminares indicam uma abordagem eficaz para o ensino da tragédia grega.

 

Palavras-chave: tragédia grega, letramento literário, linguagem figurada, ensino fundamental.


Palavras-chave


tragédia grega, letramento literário, linguagem figurada, ensino fundamental.

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