O ENSINO DE LITERATURA E O PAPEL DO PROFESSOR-LEITOR: CONSIDERAÇÕES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ederson da Paixão, Patrícia Cristina de Oliveira Duarte

Resumo


Resumo: Este trabalho, caracterizado como bibliográfico e de natureza qualitativa, objetiva discorrer sobre as contribuições do ensino de literatura para a formação do leitor literário na Educação Básica, de modo especial, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Presente no cotidiano das crianças desde o início de sua vida escolar, a leitura possibilita aos estudantes o descobrimento de novos universos e contextos, possibilitando, assim, a ampliação de seu repertório linguístico, tornando-os mais criativos e compreensivos diante do meio em que estão inseridos. Nesse viés, acreditamos, ainda, ser necessária uma reflexão acerca de como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da leitura literária no contexto escolar, uma vez que é papel da escola e dos professores a oferta das condições necessárias para que os discentes se apropriem de tais saberes.   

Palavras-chave: Leitura literária. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mediação docente. Processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Leitura literária; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Mediação docente; Processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF