(CO)EXISTÊNCIA ENTRE NAÇÃO E ETNIAS: UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (RE)PENSADO PARA A COMUNIDADE ÍNDIGENA

Luana Vitoriano-Gonçalves

Resumo


Este artigo investiga os modos como a população étnica Avá-Guarani percebe sua própria comunidade e as relações de saber e de poder que integram nação-escola-comunidade. Para isso, apresenta como corpus de pesquisa o Projeto Político Pedagógico (2017), do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, redigido por professores (indígenas e não indígenas) integrados à realidade cultural da terra indígena Tekoha Añetete. Nesta conjuntura, tornam-se relevantes as perspectivas teóricas de Foucault (2012a; 2012b), Almeida; Gomes; Bracht (2016) e Bauman (1999). Os resultados da investigação das séries enunciativas do PPP (2017) visibilizam a educação a partir de três movimentos discursivos: “preservação dos saberes e práticas socioculturais das comunidades indígenas”; “manutenção da cultura integrada” e “promoção da autodeterminação”.


Palavras-chave


Discurso; Interculturalidade; Diversidade.

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