CONCEPÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO NO FORMATO SPOC DE LÍNGUA ESPANHOLA

Naura Letícia Nascimento Coelho, Caroline Araújo Larrañaga

Resumo


Este artigo apresenta a análise realizada em um curso de Língua Espanhola no formato Small Private Online Course (SPOC), destinado a alunos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de educação básica, do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), idealizado e criado nos anos de 2020 e 2021, respectivamente, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Buscamos verificar que concepções de gêneros foram exploradas nos materiais didáticos digitais (MDD) dispostos na primeira unidade do curso, que tem como objetivo trabalhar gêneros textuais com foco no preparo de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Empregamos a definição de gêneros como ação social tipificada e recorrente, sustentada por autores como Miller (1994) e Bazerman (2003). Além disso, a definição do conceito de texto sustentada por Bronckart (2012) e as noções de “propósito comunicativo” e comunidade discursiva elaboradas por Swales (1990) serviram de apoio à análise dos dados. Os conceitos teóricos empregados auxiliaram o modo como analisamos os exemplos das atividades dispostas na unidade supracitada do curso.


Palavras-chave


Concepções de Gêneros. SPOC. Material Didático Digital. Língua Espanhola.

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