O ENSINO DE VOCABULÁRIO DA LÍNGUA INGLESA: uma perspectiva sob as lentes da escola pública

Nelci Alves Coelho Silvestre, Viviane do Nascimento Voltareli

Resumo


Neste artigo, tem-se como objetivo relatar alguns fatos vivenciados durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), edição de 2022, da CAPES. Para tanto, realizaremos um recorte acerca de tais experiências, de modo a focar no ensino de vocabulário de língua inglesa para o Ensino Fundamental II de uma escola pública. Deste modo, apresentaremos algumas reflexões sobre o ensino de vocabulário, com o aporte teórico  da BNCC (BRASIL, 2018), além de Vechetini (2005), sobre a importância e a implicação do ensino de vocabulário de língua inglesa; Gattolin (1998) para a contextualização e perspectivas sobre o ensino de vocabulário no Brasil e Schmitt (1997) no que diz respeito às estratégias de ensino de vocabulário, entre outros. Dessa maneira, a partir das reflexões apresentadas neste artigo, consideramos o ensino de vocabulário uma ferramenta importante para possibilitar que os estudantes consigam aperfeiçoar as suas habilidades interpretativas, de leitura e escrita e, consequentemente, proporcionar a construção de diferentes interações com a língua.

 

 


Palavras-chave


língua inglesa; vocabulário; ensino-aprendizagem; escola pública, residência pedagógica.

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