DA INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE EM/ENTRE BAKHTIN, MARCUSCHI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Agnaldo Almeida

Resumo


Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, traça o conjunto de “aprendizagens essenciais” que devem ser desenvolvidas pelos estudantes da/na Educação Básica brasileira. Neste trabalho, buscamos realizar um gesto de leitura/interpretação da BNCC à luz de dois textos teóricos de autoria de Mikhail Bakhtin e Luiz Antônio Marcuschi, renomados autores do estudo de gêneros discursivos/textuais. Do primeiro, retomamos a noção de gênero do discurso, a distinção entre palavra e oração (unidades da língua) de enunciado (unidade da comunicação discursiva) e entre gêneros primários e secundários. Do segundo, discutimos as definições de gênero textual, tipo textual, domínio discursivo, suporte e intergenericidade. Por fim, realizamos um entrelaçamento dos textos teóricos e a BNCC, evidenciando as relações interdiscursivas e intertextuais produzidas. 

Palavras-chave


Gênero discursivo/textual; Ensino de Língua Portuguesa; Interdiscursividade; Intertextualidade; BNCC.

Texto completo:

PDF