Reflexões acerca das concepções de linguagem em livros didáticos nos anos 1980 e 1990: uma perspectiva discursiva

Jaíne de Fátima Machado da Silva, Taís da Silva Martins

Resumo


Tendo como fundamentação teórica a Análise de Discurso pecheutiana em articulação com a História das Ideias Linguísticas, objetivamos, neste artigo, analisar discursivamente que concepção(ções) de linguagem predomina(m) em livros didáticos da educação básica das décadas de 1980 e 1990, no Brasil. Para isso, nosso arquivo se constitui de dois livros didáticos de língua portuguesa - Novo Português através de textos - Comunicação e Expressão, de 1982; e Português através de textos, de 1990 -, ambos de 8ª série e de autoria de Magda Soares. Desses livros foram recortadas sequências discursivas da seção de (sus)tentação de cada um deles. Os resultados apontam que as concepções de linguagem que predominam em livros didáticos da educação básica das décadas de 1980 e 1990 são: no livro de 1982, a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, calcada na Teoria da Comunicação de Roman Jakobson; e, no livro de 1990, a concepção de linguagem como forma de interação.

Palavras-chave


Concepções de linguagem; livro didático; condições de produção; Análise de Discurso.

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