A CONTRADIÇÃO DE DISCURSO SOBRE CERCEAMENTO DO TEXTO LITERÁRIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA, PRESENTE NA MÍDIA SOCIAL FACEBOOK

Élcio Aloisio Fragoso, Alessandra Maria Santos do Nascimento

Resumo


Este estudo tem como base teórico-metodológica a Análise de Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux na França nos anos 60, e desenvolvida no Brasil por estudos de Eni Orlandi. Por meio do método da AD foram analisados os recortes do Guia Digital PNLD 2020, um memorando da Secretaria de Educação de Rondônia e comentários de usuários do Facebook. Esta análise tem como objetivo compreender como o discurso de cerceamento à literatura na escola produz efeito de sentidos no sujeito a partir das contradições desses discursos. Desta forma, este artigo perpassa por questões que contribuem para uma compreensão acerca das práticas discursivas levando-se em conta a ligação entre linguagem, história, discurso e relações de poder.


Palavras-chave


discurso; cerceamento; práticas discursivas; texto literário.

Texto completo:

PDF