A MATERIALIZAÇÃO DO CONCEITO DE COMENTÁRIO DE FOUCAULT NA ADAPTAÇÃO INTERMIDIÁTICA E NA INTERTEXTUALIDADE EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Gilmar de Azevedo

Resumo


Ao analisar as obras literária e cinematográfica que formam o corpora do estudo neste artigo, respectivamente, Memórias Póstumas de Brás Cubas ([1881] 2008), de Machado de Assis (1839-1908) e Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel (1954-), percebe-se a relação intertextual entre elas e os elementos utilizados na adaptação do texto literário para o audiovisual. Aplica-se o conceito de comentário de Michel Foucault (1926-1984). Como aporte teórico, ocupou-se do conceito de comentário em Foucault (1996), de intertextualidade em Genette (2006) e Maingueneau (2005), de adaptação em Hutcheon (2013) e de intermidialidade em Clüver (2011) e Ramazzina-Ghirardi (2022). Apontam-se os componentes intertextuais que se relacionam nestas obras e os elementos característicos da adaptação para o cinema utilizados na composição de um novo produto cultural, o filme.

Palavras-chave


Intertextualidade. Adaptação. Comentário. Cinema. Literatura.

Texto completo:

PDF