LEITURA DE IMAGEM: POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UMA BASE PARA O LETRAMENTO VISUAL NA ESCOLA

Caroline Larrañaga, Taíse Simioni

Resumo


Este artigo discute a possibilidade de sistematização de leitura do texto imagético em sala de aula a partir do desenvolvimento de estratégias pertinentes a essa finalidade. Parte-se da reflexão sobre a consideração da imagem como material passível de leituras e de construção de diferentes sentidos pelos alunos, o que orienta a discussão sobre estratégias e possibilidades de leitura de imagem pautadas nos elementos básicos da linguagem visual (Dondis, 2015). A partir de tal retomada teórica, é apresentada uma atividade que propõe a construção de uma base de letramento visual, de forma a relacionar os pressupostos teóricos às possibilidades em sala de aula. Destaca-se, neste trabalho, o importante papel do professor no desenvolvimento da leitura de imagem como forma de construção de sentidos e de habilidades pelos alunos.


Palavras-chave


Imagem. Leitura. Ensino.

Texto completo:

PDF