NO ESPAÇO DE MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS (EX-ESMA): O MUSEU DA DITADURA ARGENTINA

Maria Cleci Venturini, Verli Petri

Resumo


Mobilizamos, neste artigo, as duas teses propostas por Pêcheux ([1975], 19971), quais sejam: a) o sentido não existe em si mesmo de forma literal e b) a dissimulação das FD’s se dá pelo efeito de transparência da linguagem, em sua submissão ao ‘todo complexo com dominante’ e pelo funcionamento da memória. Tomamos como arquivo “O Espaço de Memória e Direitos humanos (EX-ESMA) e como recorte, dentro desse arquivo “O Sítio Museu – ESMA. Buscamos responder as seguintes questões: 1) Como em um espaço de formação de oficiais se desenvolveram práticas de detenção, tortura e extermínio?; 2) Como o Museu é discursivizado, instaurando efeitos de sentido do sem-sentido em visitantes, sustentando-se como espaço do indizível, do impossível de dizer?  Tudo indica que a memória que ressoa em (dis)curso nesse Museu Sítio de Memória ESMA encontra ancoragem na história, que compõe a narratividade de visitações guiadas, ressoando o período ditatorial, entretanto o Museu que funciona dentro desse espaço não é nomeado/designado de Museu da Ditadura, produzindo efeitos pelo que se diz e pelo que não se diz. 


Palavras-chave


Sítio Museo; história, memória, metáforas, extermínio

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