A SEPARAÇÃO DOS PAIS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O DIA DE VER MEU PAI E O MENINO MALUQUINHO

Nelci Alves Coelho Silvestre

Resumo


Este artigo analisa a representação da separação dos pais na literatura infantil brasileira através de duas obras significativas: O Dia de Ver Meu Pai (1977), de Vivina de Assis Viana, e O Menino Maluquinho (1980), de Ziraldo Alves Pinto. A partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção, especialmente as contribuições de Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss, examina-se como cada autor aborda esse tema considerado tabu na época, propondo diferentes perspectivas sobre o divórcio e seus efeitos na infância. Enquanto Viana apresenta uma visão melancólica e problemática através do protagonista Fabiano, Ziraldo propõe uma abordagem mais otimista com o Menino Maluquinho. A análise contempla tanto os aspectos verbais quanto os não-verbais (ilustrações), demonstrando como a interação entre texto e imagem produz diferentes efeitos de sentido e solicita diferentes tipos de leitores. O estudo revela que ambas as obras, publicadas em contexto histórico de profundas transformações nas estruturas familiares brasileiras, contribuíram para a renovação temática da literatura infantil nacional e para a formação de leitores críticos capazes de elaborar experiências difíceis através da ficção.


Palavras-chave


Literatura Infantil; Separação; Estética da Recepção.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise. São Paulo: Quiron, 1991.

DESPERT, J. Louise. Crianças e divórcio. São Paulo: Brasiliense, 1970.

GIUSTI, Edoardo. A arte de separar-se: um guia para uma separação sem traumas antes, durante e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996.

JAUSS, Hans Robert. A História da Literatura como provocação à Teoria Literária. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, Vincent. La lecture. Paris: Hachette, 1993.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PERROTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

PINTO, Ziraldo Alves. O Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

SILVA, Marisa Corrêa. O Menino Quadradinho: para um leitor nada quadrado. 1994. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 1994.

VIANA, Vivina de Assis. O dia de ver meu pai. 2. ed. Belo Horizonte: Comunicação, 1977.

WERNEK, Regina Yolanda. A importância da imagem nos livros de literatura infantil e juvenil. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 63, p. 90-96, out./dez. 1980.

ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia Cadermatori. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.