UMA LEITURA DA SÁTIRA COMO CRÍTICA SOCIAL EM VIAGENS DE GULLIVER

Kelly Cristina Rissá, Eunice Pereira Guimarães

Resumo


Reconhecendo a importância do conhecimento dos clássicos para a formação pessoal, bem como para compreensão da língua e da cultura estuda, para o professor de língua inglesa, o retorno esses clássicos se torna uma subsídio interessante para uso em sala de aula. Assim este trabalho busca desenvolver uma leitura crítica da obra Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, dispensando uma maior atenção na crítica social apresentada por meio da sátira, buscando se estabelecer como referencia de leitura para futuros professores de língua inglesa. Para tanto serão utilizados os seguintes autores: Pasold (1999), Priestley e Spear (1931), Craz (1967), Sampson (1970), Swift (1965). Em vários momentos da obra de Swift percebe-se a sátira como crítica social, assim são destacados em cada uma das quatro partes do texto onde e como isso acontece. Ao fim da análise percebe-se que a sátira e a crítica promovidas pelo autor inglês transcendem seu tempo, permitindo uma reflexão sobre diversos aspectos da sociedade atual. Assim fica a proposta de trabalhar esse clássico em sala de aula de língua estrangeira como uma experiência cultura de leitura e reflexão dos aspectos referentes a língua e a seu povo falante.


Palavras-chave


Abordagem de gênero; sátira; crítica social; Jhonatan Swift; Viagens de Gulliver

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