O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS – PR

Sabrina Antunes dos Santos, Sandra Aparecida Machado Polon

Resumo


O estudo objetivou problematizar a utilização do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb) como qualificador da qualidade de ensino e refletir
a cerca do que vem sendo desenvolvido nas escolas no campo do município
de Prudentópolis – PR. Os dados apresentados são resultantes da pesquisa desenvolvida no programa de Iniciação Científica da Unicentro. A metodologia
contemplou estudos bibliográficos e trabalho de campo. A Educação no Campo pode ser compreendida como um processo sociopolítico que ultrapassa a
educação escolar, sendo necessária a participação dos sujeitos que o compõe
levando em consideração seus aspectos socioculturais. Apesar dos avanços
observados nas últimas décadas ainda encontramos diversos desafios quando
analisamos as singularidades vivenciadas no campo. No Brasil um dos principais instrumentos desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) é o Ideb.
No Estado do Paraná encontramos aproximadamente 1094 escolas municipais
localizadas no campo.

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