O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS

Letícia de Matos da Silva, Carla Sant'Ana de Oliveira

Resumo


O presente estudo partiu do seguinte questionamento: o filme pode ser usado
como recurso didático? Como os professores usam filmes no âmbito escolar?
Como os alunos compreendem o uso desse recurso? Portanto, o objetivo foi
compreender quais as possibilidades de uso de recursos cinematográficos em
sala de aula e qual a contribuição que novas metodologias, como a verbovisualidade, podem trazer para o espaço escolar. A metodologia empregada
foi uma pesquisa-ação em um colégio da rede pública e um da rede privada.
Inicialmente foi aplicada uma entrevista semiestruturada para os professores de
biologia e ciências, para entender qual uso os professores fazem desse recurso.
Em seguida foi realizada uma intervenção com a exibição de um filme, o qual
foi editado a fim de se tornar mais didático. Posteriormente houve um trabalho
com a verbo-visualidade, onde primeiramente foi realizada uma discussão oral,
seguida da confecção dos protocolos verbo-visuais. Para análise dos dados optamos por uma abordagem qualitativa. Foi possível concluir que a utilização de
filmes em sala de aula é viável, e que esse recurso é uma fonte importante de
diversificação na metodologia utilizada pelo professor. O sucesso na utilização
se deve ao planejamento do docente, e na execução de atividades pós-exibição
das cenas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.