METODOLOGIAS ATIVAS: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI

Flávio Rodrigues de Oliveira, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Adriano Hidalgo Fernandes

Resumo


É proposta, por meio desta análise, tecer considerações de como as metodologias ativas podem contribuir para o cotidiano professoral. Tendo em vista a dinâmica social cada vez mais interligada por meio de redes tecnológicas, acredita-se necessário uma alteração nas propostas pedagógicas em que a sala de aula torne-se um espaço mais interativo. O discurso, embora não tão inovador, ainda está muito distante da realidade. Aulas centradas no professor tem sido majoritariamente o padrão estabelecido em todos os níveis de ensino. Destarte, as metodologias ativas tem se mostrado como uma opção a partir de um trabalho mais colaborativo, em que o professor torna-se um auxiliador dentro do trabalho pedagógico, possibilitando, em contrapartida, uma participação mais ativa dos discentes. Assim, por meio de uma análise bibliográfica, propomos analisar como as metodologias ativas podem auxiliar o professor e a educação como um todo em uma nova forma de se pensar o processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.