EXIBIR E PRODUZIR CINEMA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Bruna Donato Reche, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Resumo


Este trabalho trata-se de um relato de experiência docente sobre a formação de professores para as artes, mais especificamente sobre a relação cinema e escola, com base no trabalho articulado da disciplina de Fundamentos e Metodologia em Artes e do Projeto de Extensão: Luzes, Câmera, (educ)Ação: o cinema vem ao IFC de um Instituto Federal de Educação, em 2018.. Diante da lei 13.006 de 2014 que institui a obrigatoriedade de exibição de ao menos duas horas mensais de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica, é fundamental que desde a formação inicial os professores possam refletir e praticar atividades relativas ao uso do cinema na escola. Apontam-se, portanto, os procedimentos realizados no processo de ensino e aprendizagem sobre cinema na escola na formação inicial de professores. Relatam-se os procedimentos que culminaram na elaboração, montagem e exibição de filmes produzidos pelos próprios alunos e o papel do cinema na escola na aprendizagem de artes e conclui-se que é possível fazer cinema na escola dentro e fora das disciplinas acadêmicas.


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