METODOLOGIAS ATIVAS E A PEDAGOGIA: O PROBLEM-BASED LEARNING NA PRÁTICA CURRICULAR

Flávio Rodrigues de Oliveira, Maria Luisa Furlan Costa, Adélia Cristina Tortoreli, Ana Paula de Souza Santos

Resumo


Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, onde fizemos uma breve reflexão sobre o uso de metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem, especificamente no ensino superior. Para tanto, selecionamos o PBL (Problem-Based Learning) e suscitamos a possibilidade de aplicação nos cursos de Pedagogia, para a abordagem do Currículo. Esperamos, dessa forma, contribuir com alternativas para pensarmos em propostas inovadoras para o ensino superior presencial.


Texto completo:

PDF

Referências


LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar. Em Aberto, v. 12, n. 58, 2008.

ALMEIDA, E.G.; BATISTA, N. A. Desempenho Docente no Contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 192 – 201; 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n2/06.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.

CATANI, A.M.; OLIVEIRA, J.F.; DOURADO, L.F. Política Educacional, Mudanças no Mundo do Trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, ano XXII, nº 75, p. 67-82, ago. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v22n75/22n75a06.pdf Acesso em: 02 de mai. de 2019.

CYRINO. EG, Toralhes-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino- aprendizado por descoberta na área de saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública. 2004, p.20

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: http://pactoensinomedio-pe.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14/22 Acesso em: 30 de abr. de 2019.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6775/4902 Acesso em: 29 de abri. de 2019.

GONÇALVES, Maiara. Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Elos Educacional. 2018. Disponível em: https://www.eloseducacional.com/educacao/metodologias-ativas-para-uma-aprendizagem-significativa/. Acesso em: 08 maio 2019.

PAIVA, M.R.F.; PARENTE, J.R.F.; BRANDÃO, I.R; QUEIROZ, A.H.B. Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/1049-2481-1-SM.pdf. Acesso em: 08 mai. 2018.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Paulo: EdUFSCar, 2008.

RIBEIRO, L. R. C. (2010). Aprendizagem Baseada em Problemas – Uma Experiência no Ensino Superior. São Carlos: Edufscar.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.