PERCEPÇÃO SOBRE O APLICATIVO TELEMEDICINA PARANÁ COMO FERRAMENTA PARA O TELEATENDIMENTO

Marlon Massayoshi Oshida, Mônica Mendonça Brandão, Igor Tacada, Carolina Elias Rocha Araújo Piavezan, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, Amanda Gubert Alves dos Santos

Resumo


Em meio à pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), uma das primeiras medidas adotadas foi retardar a propagação do vírus. Para isso, foi necessário criar ferramentas de telessaúde, a fim de facilitar o acesso da população às redes de saúde. Telessaúde é a prestação de cuidados de saúde remotamente por meio de ferramentas de telecomunicações. No Estado do Paraná, a telessaúde foi implementada por meio do aplicativo Telemedicina Paraná. Neste aplicativo, os cidadãos são orientados sobre a Covid-19 e recebem assistência médica e psicológica. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever a percepção desse aplicativo como uma ferramenta para o atendimento da população. Por meio da plataforma virtual de call center, ajudamos pacientes que foram detectados por inteligência artificial por apresentarem algum sintoma de Covid-19. Após a triagem, analisamos, com a ajuda do professor orientador, se é necessário notificar o paciente como um caso suspeito de Covid-19 e se é necessário encaminhá-lo à assistência médica ou psicológica. O aplicativo Telemedicina Paraná é uma ferramenta importante não apenas na telessaúde, mas também na saúde pública estadual, ajudando a conter a disseminação de vírus e protegendo a população e os profissionais de saúde.

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