NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS PROFISSÕES DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA NA TELESSAÚDE

Edimara Rafaelli Balzer, Pollyana Maria Kalempa Panazzolo, Fernanda Gabriele Tizoni Barbosa, Carla Luiza da Silva

Resumo


O uso de tecnologias da informação e telecomunicações se expandiu rapidamente e diante do cenário epidemiológico atual, vê-se a necessidade de novas normas e rotinas nas profissões da saúde e vigilância. A telessaúde chega de maneira abrupta e inovadora para contribuir com as formas de atendimento à população, possibilitando assim a relação profissional-usuário a distância, com medidas como: atendimento pré-clínico; suporte assistencial; consultas; monitoramento e diagnóstico. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de farmácia e enfermagem sobre o uso da telessaúde. Entende-se que a aplicação da telessaúde pode melhorar o acesso do usuário aos cuidados de saúde, além de possibilitar um atendimento mais eficaz e seguro para os envolvidos. São necessárias mais pesquisas para explorar serviços focados no paciente e para avaliar os resultados econômicos, humanísticos e clínicos dos serviços de tele farmácia e tele enfermagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) – Protocolo de

Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na atenção Primária à Saúde. Brasília - DF Abril de

a.

BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020. Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar

e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância

internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. Brasília, 2020b.

Barbosa IA, Silva MJP. Cuidado de enfermagem por telessaúde: qual a influência da distância na comunicação?. Rev. Bras. Enferm. vol.70 no.5. Brasília Sept/Oct.2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000500928&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 27 de jun de 2020.

Kehrer JP, Eberhart G., Wing M., Horon K. O papel da farmácia em um contínuo de saúde

moderno. Lata. Pharm. J. v. 146. p:321–324. 2013.

Le T., Toscani M., Colaizzi J. Telefarmácia: Um Novo Paradigma para Nossa Profissão. J.

Pharm. Pract. 2018.

World Health Organization (WHO). WHO Director-General’s opening remarks at the media

briefing on COVID-19 - 3 March 2020. 2020. Disponível em:

Acesso em: 27 de jun de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.