TELEATENDIMENTO EM PLATAFORMA DIGITAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE

Beatriz medeiros Gurgel, Cibelle Marques Lima, Iago Amado Peres Gualda, Luiz Felipe Moraes Schwerz Bonadiman Blanco, Andressa Martins Dias Ferreira, Quirino Alves de Lima Neto

Resumo


Devido a pandemia do Coronavírus, países estão adotando medidas preventivas quanto a sua disseminação, sendo uma destas medidas o distanciamento social para evitar exposição desnecessária a ambientes que podem ter o vírus circulante. Neste sentido, uma das alternativas que está sendo desenvolvida é a telemedicina. O estado do Paraná desenvolveu uma plataforma digital para teleconsulta e telemonitoramento, sendo os atendimentos realizados por bolsistas e profissionais. Considerando que o atendimento remoto é uma tecnologia a pouco inserida no contexto do cuidado e da educação, este presente relato tem por objetivo apresentar a plataforma digital como ferramenta educacional para os bolsistas e para a população atendida, sob a ótica dos acadêmicos participantes. De acordo com as experiências vivenciadas, a plataforma contribui para a educação em saúde da população ao se realizar orientações de medidas preventivas, bem como contribui para a formação acadêmica dos participantes, ao estimular o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar atendimento adequado. Assim, conclui-se que a telemedicina contribui para a promoção de saúde entre a população e para a formação de profissionais de saúde mais críticos-reflexivos.

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