TELESSAÚDE: NOVOS CAMINHOS NA ATENÇÃO À SAÚDE FRENTE À INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS

Ana Paula Garbuio Cavalheiro, Marcos José de Abreu Junior, Sandra Grygorczyk

Resumo


A infecção pelo novo coronavírus tem como uma de suas principais medidas preventivas o distanciamento entre as pessoas. Essa medida de proteção à saúde e à vida favoreceu a implantação e/ou implementação da Telessaúde no Brasil que tem como premissa a melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento, telerregulação e teleducação. Aqui, o objetivo é apontar novos caminhos na atenção à saúde frente à infecção pelo novo coranavírus a partir da telessaúde. A Telessaúde no Paraná se estabeleceu com o advento da infecção pelo novo coronavírus e se efetivou a partir de projeto de extensão de prevenção e combate ao coronavirus que envolveu Sesa, Seti e IEES do estado. Desta forma, trata-se de relato de experiência de alunos bolsista desse projeto. A Telessáude já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas no Brasil e mais de 8 mil pessoas no Paraná com as ações de teleconsultoria telediagnóstico, telemonitoramento e teleeducação no enfrentamento ao novo coronavirus. A Telessaúde tem o potencial para melhorar os serviços de saúde no pós-pandemia, pois tem se mostrado resolutiva, humanizada, garantindo baixo custo, acessibilidade e redução de filas nos serviços de saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ÂNGELO, M. OPAS reconhece Telessaúde como referência mundial. Disponível em: Acesso

em: 02 jul. 2020

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) – Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na atenção Primária à Saúde. Brasília - DF Abril de

a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Telessaude Brasil Redes. Diponível em: < https://www.

saude.gov.br/telessaude> acesso em: 05 jul. 2020.

MORSCH, J. A. Telessaúde Brasil: o que é, como funciona, legislação e benefícios. Disponível em:

C3%B3ria%20da%20telessa%C3%BAde%20no,para%20a%20hist%C3%B3ria%20da%20telessa%C3%BAde. > Acesso em: 02 jul. 2020

PARANÁ. Agencia de Notícias Paraná. Telemedicina Chega a 2,3 mil atendimentos. Disponível em: < http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106743&tit=Tele medicina-Parana-chega-a-23-mil-atendimentos> Acesso em: jul 2020.

PARANÁ. Telessaúde Brasil Redes. Disponível em: Acesso em: 02 jul. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.