CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Flavio Borges Nascimento, Mariana Frassati, Ricardo Guarel Pereira, Roberto Clemente dos Santos

Resumo


O atual cenário pandêmico colocou em evidência a necessidade e importância da reinvenção da prática docente, o que consequentemente gerou uma busca por alternativas práticas e metodológicas que pudessem auxiliar e tentar garantir a eficácia do ensino e aprendizagem. O artigo apresenta uma atividade que foi aplicada em unidades escolares dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio de uma Diretoria de Ensino do Estadual de São Paulo. A proposta apresenta como objetivo tentar aferir a eficácia de uma atividade contextualizada na disciplina de Educação Física em tempos de distanciamento social. Dessa forma, apresentamos como pergunta central. Como podemos oferecer uma atividade que atenda os estudantes a partir da especificidade de suas realidades locais de modo que se sintam parte integrante do processo? O desenvolvimento da atividade ocorreu durante o período de isolamento social oriundo da Pandemia do Covid 19. A atividade contextualizada proposta foi estruturada à luz do referencial metodológico da pesquisa qualitativa sócio histórica na perspectiva dos estudos de Vygotsky. Para a coleta de dados utilizamos um formulário estruturado e como análise de dados foram utilizados os procedimentos dos núcleos de significação.


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