EDUCAÇÃO BÁSICA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO DISCURSIVO CARTA DE RECLAMAÇÃO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Jucenilton Alves dos Santos

Resumo


O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem como enfoque o ensino da leitura e produção textual do gênero discursivo carta de reclamação visando o desenvolvimento de competências e habilidades através do ponto de vista bakhtiniano. O objetivo geral é discutir o ensino do gênero discursivo carta de reclamação à luz dos preceitos de Bakhtin (2003) em concomitância com estudos da linguagem com ênfase em questões ligadas ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa está pautada na perspectiva interacional da linguagem respaldada pelo pensamento de Bakhtin (2003) que idealiza a linguagem como forma de interação social que se estabelece entre indivíduos socialmente organizados e inseridos numa situação concreta de comunicação. A escolha pela concepção bakhtiniana de linguagem exige que aprofundemos nossos estudos a respeito dos conceitos que emergem dessa base científica.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, E. M. D de; GONCALVES, A. V. Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino. DELTA [online]. 2017, vol.33, n.3, pp.945-981. ISSN 1678-460X.

BARROS, E. M. D de. A capacidade de ação discursiva: representações do contexto de produção em situação de ensino-aprendizagem da escrita. Trab. linguist. apl. [online]. 2015(a), vol.54, n.1, pp.109-136. ISSN 2175-764X.

______. O agir linguageiro e a prática de produção textual na escola. Ling. (dis) curso [online]. 2015(b), vol.15, n.1, pp.77-94. ISSN 1982-4017.

______. Memória das aprendizagens: um gesto docente integrador da sequência didática. Trab. linguista. apl. [conectados]. 2013(a), vol.52, n.1, pp.107-126. ISSN 2175-764X.

______. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. Rev. bras. linguista. apl. [conectados]. 2013, vol.13, n.3, pp.741-769. ISSN 1984-6398.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 02 de fev. de 2021.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Martins Fontes: São Paulo, 2003.

BAKHTIN, M. ‘O problema do texto na linguística, na filosofia e em outras ciências humanas’. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, págs. 307-335.

BAKHTIN, M. ‘Os Gêneros do discurso’. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, págs. 261-306.

BAKHTIN, M. & VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

GERALDI, J. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GREGÓRIO, R. M.; CECÍLIO, S. R. Carta de reclamação: uma análise do contexto de produção e das marcas linguístico-enunciativas. Londrina: UEL, 2006.

LEAL, Telma F. & MORAIS, Artur G. A Argumentação em Textos Escritos: a Criança e a Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MIRANDA, F. Cartas de reclamação e respostas institucionais na imprensa: acerca do gênero e os mecanismos de responsabilização enunciativa. Trabalho realizado no quadro do Projeto Discursos e Textos do Português Europeu Moderno e Contemporâneo, CLUNL, inédito, 2004.

PIRES, V. O. D. A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.987-1014.

RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem do Círculo de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, 152-183.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.