O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ANÁLISE DE TEXTOS MULTIMODAIS EM DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS/EAD DA UNICENTRO

Nadia Cristina Weiss Pires, Maria Aparecida Crissi Knuppel

Resumo


A problemática deste estudo centrou-se na questão: é possível organizar textos multimodais no processo de construção de disciplinas e a organização desses podem contribuir na formação do leitor ubíquo? O objetivo do estudo foi investigar a presença de textos multimodais, num desenho pedagógico interacional, ou seja, as relações entre os conteúdos, os materiais didáticos e as formas de avaliação, com foco na formação de um leitor ubíquo. Contudo, mesmo não sendo este o objetivo desta pesquisa, ao se ensejar os textos multimodais na análise, considerando em especial a formação do leitor ubíquo, não se pode deixar de ressaltar que este uso pode auxiliar o leitor a ter uma visão mais ampla da realidade, numa perspectiva de multiletramentos, na medida em que aspectos da diversidade cultural são ressaltados. O presente estudo seguiu os pressupostos teóricos advindos das contribuições teóricas de Kress (2010), Lemke (2010) e Rojo e Moura (2012) em relação às práticas de multiletramentos, multimodalidade e hipermodalidade, e Santaela (2013), acerca do processo de formação de leitores, em especial, o leitor imersivo e ubíquo.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOLINI, E. F.; TFOUNI, L. V. Os (des)caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura.

Paidéia, v. 9, n. 17, p. 25-34, 1999.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida uma aprendizagem ativa de aprendizagem.

ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London/New York: Routledge, 2010.

LEMKE, J. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab Linguíst Apl., v.

, n. 2, p. 455-79, 2010.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade multiletramento e gêneros discursivos. 1. ed.

São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramento na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo:

Paulus, 2003.

SANTAELLA, L. Entrevista concedida à Revista IHU on-line. Revista IHU on-line, p. 125–129,

SANTAELLA, L. As linguagens como antídotos ao midiacentrismo. Matrizes, v. 1, n. 1, p. 75–97,

SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, p.

-28, 2013.

SANTAELLA, L. O leitor ubíquo e as consequências para a educação. Coleção Agrinho. p. 18,

Disponível em: https://www.agrinho.com.br/site/wp- content/uploads/2014/09/2_01_O-

-leitor-ubiquo.pdf. Acesso em 03 jun 2020.

SOARES, M. Letramento em Verbete: o que é letramento. In: Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999. p. 16–24.

SOARES, M. Letrar é mais que alfabetizar. 2000. Disponível em: https://letrasages.webnode.

com.br/news/letrar-e-mais-que-alfabetizar-/ Jornal do Brasil - 26/11/2000). Acesso em 03 jun

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ Soc Campinas,

v. 23, n. 81, p. 143-60, 2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.