SIGNIFICADOS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA A BUSCA ATIVA ESCOLAR

Flavio Borges Nascimento, Mariana Frassati, Ricardo Guarel Pereira, Claudemir Félix Ferreira

Resumo


Os conceitos de astronomia abordados no currículo dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio são utilizados neste trabalho por meio da construção de um projeto interdisciplinar pelos componentes curriculares de Arte, Geografia, Ciências e Física. O projeto foi desenvolvido com estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de 24 unidades escolares públicas da Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul da rede estadual de São Paulo. A proposta apresenta como objetivo averiguar quais são os significados proporcionados por um projeto interdisciplinar em meio à pandemia da Covid-19. Apresentamos como pergunta central: quais são contribuições que este projeto interdisciplinar proporcionou para a busca ativa dos estudantes em tempos de pandemia? O desenvolvimento do projeto ocorreu no segundo semestre letivo de 2020. As atividades práticas interdisciplinares foram estruturadas e fundamentadas nos estudos e pesquisas desenvolvidas por Ivani Catarina Fazenda eJulie Thompson Klein. O delineamento foi estruturado sob a ótica do referencial metodológico da pesquisa qualitativa sócio-histórica, fundamentada à luz dos estudos de Vygotsky. A coleta, a organização e a análise dos dados foram constituídas a partir dos procedimentos metodológicos dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella. Os resultados do trabalho docente e discente são evidências de que um projeto interdisciplinar pode fomentar a aprendizagem e auxiliar a busca ativa dos estudantes em meio à pandemia da Covid-19.


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