APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Giovane Galvão

Resumo


A área de concentração vislumbra o uso de metodologias ativas em sala de aula, para que o aluno possa ser o centro da aprendizagem e fazer suas escolhas do seu percurso formativo. Com a temática de “Aplicação de Ferramentas Tecnológicas no Ensino da Matemática” desenvolveu-se uma trilha de aprendizagem para aplicação no contexto pandêmico que estamos vivenciando. O uso de tecnologias digitais se faz necessário a partir do momento que a maioria das aulas estão ocorrendo remotamente, ademais algumas habilidades devem ser desenvolvidas em sala de aula, como o raciocínio lógico e o pensamento computacional. Estes know-hows foram abarcadas neste trabalho. O processo de estágio se deu na definição da área de concentração, projeto de extensão e escolha do tema para a elaboração de planos de aulas, em seguida, foi necessária a definição do local para aplicação das atividades de estágio coletando dados da instituição escolar por meio da internet. Por fim, foi possível criar o produto virtual (trilha) que considerou a aplicação do software Geogebra nas aulas de matemática no assunto de Geometria do sexto ano do Ensino Fundamental. O principal desafio na preparação desta atividade foi planejar aulas atrativas e inovadoras de forma remota, além disso, foi necessário considerar a desigualdade de acesso à conexão entre os alunos. Desempenhar o papel de pesquisador e conceber uma trilha que pode ser replicada a diversos professores da rede foi uma experiência enriquecedora e um diferencial para minha carreira na docência.

Texto completo:

PDF

Referências


BRACKMANN, P.C. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, Vancouver, Canada. 2012. p. 25.

CSIZMADIA, A. et al. Computational thinking - a guide for teachers. Computing At School (CAS), 2015.

FARIAS, A. et al. Pensamento computacional em sala de aula: Desafios, possibilidades e a formação docente. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1226.

GROVER, S.; PEA, R. Computational thinking in K-12: A review of the state of the field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, p. 38-43, 2013.

POZO, J.I.; ECHEVERRÍA, M. D. P. P. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SARAIVA, W. P. et al. Raciocínio lógico e seu desenvolvimento a partir da lógica matemática. In: V CONEDU – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, Olinda. Anais V CONEDU. Olinda: Realize, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.