O PROCESSO EDUCATIVO PARA ALÉM DO JOGO: ROBLOX E A REVOLUÇÃO NA EXPERIÊNCIA VIRTUAL DOS NATIVOS DIGITAIS

Andrieli Dal Pizzol, Luis Eduardo Bussolotto, Aliandra Cristina Mesomo Lira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a mudança progressiva na experiência lúdica dos nativos digitais, permitindo a compreensão do lúdico, agora associado à conexão em ambientes virtuais de interação. Em análise, primeiramente recorreremos a uma revisão do conceito de nativos digitais, em nomenclatura às crianças e jovens nascidos e integrados no cerne dos avanços tecnológicos e midiáticos. Na sequência, apresentaremos a relação simbiótica entre as atividades lúdicas e os nativos digitais na contemporaneidade. Por fim, como processo metodológico será analisado o uso do aplicativo Roblox, bem como suas facetas no processo interativo e educativo dos nativos digitais. Plataforma que dialoga com essa nova geração de usuários de forma ativa, incentivando a interação, socialização e criação de conteúdos e experiências. As discussões centrais estão pautadas no aporte teórico de Linne (2014), Mattar (2011), Huizinga (1971). Contudo, ressalta-se a ausência de trabalhos paralelos à temática devido à emergência recente no tema.


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Referências


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