IMPLANTAÇÃO DE APLICATIVO PARA FACILITAR AS DEMANDAS DOS CIDADÃOS PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE MATELÂNDIA

Fabiane Morello Stella, Roziane Keila Grando

Resumo


Verificando-se a situação de pandemia, chegou-se ao questionamento de como reduzir as distâncias e os deslocamentos da população em busca dos serviços fornecidos em vários setores da Prefeitura de Matelândia-Paraná, especificamente os que são solicitados via setor de Protocolos, proporcionando segurança e comodidade. A ideia inovadora teve o objetivo de propor a criação de uma ferramenta como forma de solução ao problema apresentado, e visou proporcionar a conexão entre as pessoas e os serviços Públicos ofertados pela Prefeitura de Matelândia-PR. A metodologia utilizada foi do tipo observatória, participativa e implementativa. Um desafio significativo em mudar a realidade e trazer os usuários bem como os servidores públicos no mesmo sentido de aceitação de implementação da inovação. Este relato técnico traz a experiência da implementação e dos resultados do aplicativo GEO CIDADÃO, que proporcionou a conexão entre as pessoas e os serviços Públicos ofertados pela Prefeitura de Matelândia, otimizou e tornou mais ágil o serviço público ao cidadão, diminuindo riscos em momentos de pandemia e, desperdício de tempo, bem como gastos com locomoção, e podemos concluir que ela resolveu o problema apresentado, podendo ser aplicada a solução em escala para outros setores e órgãos, considerando suas vantagens já experimentadas.

 

Texto completo:

PDF

Referências


BALBE, Ronald da Silva. Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal. Revista do Serviço Público. v. 087, n. 43, p. 940-945, abr./jun. 2010. Disponível em: . Acesso em 23 de abril de 2022.

CARVALHO, Marly Monteiro de.Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3. ed. (revisada e ampliada). São Paulo, SP: Atlas, 2011.

CARVALHO, Hélio Gomes de; KOLOTELO, Jorge Luciano Gil; CARVALHO, Gustavo Dambiski Gomes de.Elaboração e gerenciamento de projetos. 1. ed. Curitiba, PR: Ed. UTFPR, 2011.

CAVALCANTI, Lucas Daniel da Conceição; estudo dos aplicativos de celular utilizados por consumidores brasileiros em compras durante a pandemia da covid-19. Disponível em: https://unifuturo.edu.br/portal/downloads/Artigo-Lucas-Cavalcanti-versao-final.pdf. Acesso em 30 de outubro de 2022.

COUTO, Ana Brasil.CMMI: integração dos modelos de capacitação e maturidade de sistemas. xiii, 276 p., 2007.

EMMENDOERFER, Magnus Luiz. Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília: ENAP, 2019. Disponível em:. Acesso em 23 de abril de 2022.

GIDO, Jack; CLEMENTS, James P. (Autor).Gestão de projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KERZNER, Harold.Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. viii, 821

MOLINARI, Leonardo.Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010.

MOTTA, Regis da Rocha; CALÔBA, Guilherme Marques.Análise de investimentos:tomada de decisão em projetos industriais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PMI®.PMBOK®: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Quarta. Filadélfia, Pensilvânia: Project Management Institute, Inc., 2008.

PMI®.PMI®: Project Management Institute. 2011.www.pmi.org. Acesso em 20 Jan. 2022.

PRATA (2015). SIG e os Municípios: SIG Municipal, articulação no plano vertical e horizontal: um caso prático. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/17851. Acesso em 15 de dezembro 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986

WOILER, Samsão; MATHIAS, Washington Franco.Projetos: planejamento, elaboração, análise. São Paulo: Atlas, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.