CONCEPÇÕES DE LÍNGUA NO CURRÍCULO DA AMOP: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS LINGUÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ana Paula Schmidt Nunes, Miriam Adalgisa Bedim Godoy

Resumo


O presente estudo advém de uma pesquisa que foi desenvolvida com vistas a verificar as concepções de língua presentes no currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), e objetiva-se refletir sobre a presença de abordagens linguísticas em aspecto geral e, especificamente, as relacionadas à Sociolinguística, nesse documento norteador da prática pedagógica dos professores alfabetizadores, do Ensino Fundamental I, da rede de ensino municipal de Foz do Iguaçu, Paraná. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre a Linguística, desde as leituras de Martelotta (2008) e Fiorin (2007), com direcionamento à Sociolinguística com Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2007) e Cyranka (2013) e às concepções de linguagem conforme as disposições de Oliveira e Wilson (2013). Por fim, realizou-se uma análise documental de caráter qualitativo, buscando observar e refletir sobre as abordagens linguísticas presentes no currículo da AMOP, em especial a Sociolinguística e como a sua ausência ou a sua presença contribuem ou implicam na prática pedagógica docente, haja vista que as pesquisas em pedagogia da variação linguística têm se mostrado significativas no ensino da Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF

Referências


AMOP. Departamento de Educação. Currículo básico para escola pública municipal: Educação infantil e ensino fundamental – anos inicias. – Cascavel: AMOP, 2014/2015.

AUROUX, Sylvain. A Revolução Tecnológica da Gramática. São Paulo: Unesp, 1992.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques

epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

BORTONI-RICARDO, Stella M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & Educação. São Paulo:Parábola Editorial: 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella M. Sociolinguística Educacional. In: ABRALIN: 40 ANOS EM CENA.

João Pessoa: Editora Universitária. 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Contribuições da Sociolinguística Educacional para o processo Ensino e Aprendizagem da Linguagem. Disponível em:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua Materna: a sociolingüística na sala de

aula. São Paulo: Parábola, 2004.

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 06. NÚMERO 13. — JUL-DEZ 2024

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et. al. A pesquisa qualitiativa: enfoques

epistemológicos e metodológicos. Petópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

CORREA, Djane A. Reflexões sobre política linguística e ensino de línguas: configurações de língua(gem) que orientam a formação inicial de professores. Estudos Linguísticos, São Paulo, 46

(2): p. 561-576, 2017.

DIAS, Adriele D; STURZA, Eliana R. O saber linguístico: um olhar sobre a formação docente no

curso de pedagogia da UFSM. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.20, n.2, p. 149-169, jul./dez.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo:

Parábola Editorial, 2008.

FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística I: Objetos teóricos. 6 ed. São Paulo: Contexto,

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez,

, p. 11.

GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J. W. & CITELLI, B. Aprender e

ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, v. 1, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LABOV, W. The logic of nonstandard English. Philadesphia: University of Pennsylvania Press.

LABOV, W. Principles of Linguistic Change: Internal Factors. Wiley-Blackwell, 1994.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,

MARTELOTTA, Mário E. Manual de linguística. 2. ed., 6ª reimpressão. - São Paulo: Contexto,

MARTINS, Marco A; VIEIRA, Silvia R; TAVARES, Maria A. Contribuições da Sociolinguística Brasileira. In: MARTINS, Marco A; VIEIRA, Silvia R; TAVARES, Maria A. (Orgs.). Ensino de Português e

sociolinguística. 1. ed., 1ª impressão, - São Paulo: Contexto, 2016. p. 9-36.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São

Paulo: Hucitec, 2004.

OLIVEIRA, Luís C; CYRANKA, Lúcia F. M. Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua. Soletras, n. 26 (jul.-dez. 2013).

OLIVEIRA, João; WILSON, Maria. Comunicação e Expressão na Educação Contemporânea.

São Paulo: Editora Educação, 2018.

OLIVEIRA, M. A.; WILSON, R. Concepções de Linguagem e Ensino: Reflexões Teóricas. São

Paulo: Editora Acadêmica, 2013.

PESSOA, Maria do Socorro. Sociolinguística Aplicada ao Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa. In: I Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. I SIMELP

- Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa. São Paulo: FFLCH - SP, 2008. p. 43-64.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º

graus. São Paulo: Cortez, 1997.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.