CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Angela Cristina Alves de Melo, Vantielen da Silva

Resumo


O presente estudo teve como foco a prática pedagógica pautada na Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um trabalho ancorado em pesquisa bibliográfica, cujo objetivo foi analisar as possibilidades de articulação da Pedagogia Histórico-Crítica, por meio de seus fundamentos filosóficos, psicológicos e didático-metodológicos ao trabalho com o conhecimento científico no contexto da Educação Infantil, bem como descrever como pode ser o trabalho com o campo do conhecimento da área de Ciências a partir dos encaminhamentos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo traz aspectos que demonstram a viabilidade dessa perspectiva, ou seja, um trabalho pautado na problematização e sistematização de atividades que buscam a construção do conhecimento, neste caso específico, do conceito de solo.

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