PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DO IMPACTO DA AFETIVIDADE NO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Daniela Pinto Cavalcante, Kaite Zila Wrobel Luz

Resumo


Na educação o professor e o estudante são afetados mutuamente no processo de formação, podendo interferir na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo do estudante. Este trabalho possui como objetivo investigar e apresentar as produções acadêmicas realizadas sobre os impactos da afetividade no letramento na criança da educação infantil nos últimos dez anos no Brasil, por meio de uma feita uma revisão bibliométrica que extraiu dados da base do “Google acadêmico”, no período de 2015 a 2024. A pesquisa dos artigos na base de dados foi realizada utilizando os descritores “alfabetização”, “letramento”, “afetividade” e “educação infantil”, focando nos títulos das pesquisas. Foram selecionados 18 estudos para análise nesta revisão. Ações educativas como a contação de histórias e projetos de leitura implantados nas escolas contribuem para a criação de vínculos afetivos entre professores e estudantes. A partir de 2020, observou-se um aumento nas publicações relacionadas a essa temática, com o maior número de estudos publicados em 2023. Publicações sobre o tema foram encontradas em todas as regiões do país, mas a região Norte, especialmente nas áreas mais interiores, destacou-se pelo maior número de publicações.

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