OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA CULTURA DO BRINCAR

Raquel Viviane Treuko, Angelo Juliano Carneiro Luz

Resumo


O presente trabalho teve como discussão e análise os impactos da Pandemia do Covid-19 na cultura do brincar, pois, quando brinca, a criança tornase ser protagonista de seu próprio conhecimento. A Educação Infantil foi impactada diretamente pela pandemia do Covid-19, cessando os processos pedagógicos que são norteados pelas brincadeiras e interações. O objetivo do trabalho é analisar os reflexos para a Educação Infantil, enquanto etapa educativa, decorrentes da Pandemia do Covid-19. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica, com caráter qualitativo. Os resultados mostram que a Pandemia trouxe um grande impacto negativo para o desenvolvimento infantil, evidenciando problemas de cunho cognitivo, psicossocial, afetivo, essas alterações comportamentais fizeram um retrocesso no desenvolvimento infantil deixando as crianças com sérios problemas como estresse, depressão, comportamento ansioso, distúrbios do sono e do apetite, irritabilidade, medo, frustração, insegurança e prejuízos na interação social. Conclui-se que a Pandemia do Covid-19 teve impactos negativos para o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil, acarretando fatores de cunho pedagógico, cognitivo e psicossociais, os estudos apresentam que a maior perca são de cunho linguístico, da escrita e psicossocial.

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