INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ E A LIBRAS NA ESCOLA

Angela Regina Martins, Miriam Adalgisa Bedim Godoy

Resumo


Este trabalho aborda a inclusão de alunos com surdez no ambiente escolar e o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesse processo. O objetivo é investigar os desafios e as práticas docentes no trabalho com estudantes surdos. A educação desses alunos deve considerar suas especificidades, reconhecendo a Libras como sua primeira língua. A pesquisa apresenta metodologias aplicadas e analisa estratégias de ensino da língua portuguesa voltadas à surdez. Para garantir um ensino de qualidade, é necessário que o professor utilize métodos adequados e estratégias específicas. A metodologia foi o estudo bibliográfico, abordando aspectos históricos da educação de surdos, sua língua, autores da área e práticas pedagógicas inclusivas. Também foram analisados métodos antigos e atuais, com foco nas alternativas mais eficazes. O estudo discute ainda a inclusão de surdos em escolas regulares e a importância da Libras como ferramenta pedagógica. A principal problemática refere-se às barreiras comunicacionais e sociais enfrentadas por esses alunos, como a falta de formação dos professores, ausência de intérpretes e escassez de materiais acessíveis. Conclui-se que a inclusão requer capacitação docente, ensino de Libras a ouvintes, intérpretes em sala e materiais inclusivos, além de políticas públicas eficazes e maior oferta de cursos de Libras à sociedade.


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