A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA SURDA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SURDA

Tâmmara Valquiria Mata Souza Correia, Kleber Martiniano da Costa

Resumo


Este trabalho aborda a importância da representatividade na literatura surda e seu impacto na formação da identidade e autoestima da comunidade surda. O estudo investiga como a literatura produzida por essa comunidade contribui para a construção de uma identidade coletiva forte e positiva, ao mesmo tempo em que desafia estereótipos e preconceitos sobre a surdez. O objetivo principal é compreender de que maneira essa literatura, centrada na auto representação, pode atuar como um mecanismo de empoderamento e resistência cultural. A metodologia adotada é uma análise qualitativa baseada em revisão bibliográfica de narrativas literárias surdas, com foco em obras que destacam o uso da língua de sinais. O estudo também explora as implicações dessas narrativas para a autoimagem dos indivíduos surdos, enfatizando a importância da representatividade positiva. Os resultados indicam que a literatura surda tem um impacto significativo na validação das experiências surdas, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso. Conclui-se que a representatividade na literatura é essencial para a construção de uma sociedade mais equitativa, onde todas as vozes, especialmente as que historicamente foram marginalizadas, são reconhecidas e valorizadas.

Texto completo:

PDF

Referências


GÓES, Maria Cecilia Rafael. Linguagem, surdez e educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda.

Cadernos de Educação (Pelotas), v. 19, n. 36, p. 155-174, maio/ago. 2010.

KARNOPP, Lodenir Becker; POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 1es, p.

-373, 2015.

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em

língua de sinais. Florianópolis: [s.n.], 2011.

NICHOLS, J. Literatura surda: além da língua de sinais. Campinas, SP: [s.n.], 2016.

PERLIN, Gladis. A cultura surda e os intérpretes de língua de sinais – ILS. Educação

Temática Digital – ETD, Campinas, v. 7, n. 2, p. 136-147, jun. 2006.

SUTTON-SPENCE, Rachel. Literatura surda. Entrevista concedida a Cláudio Henrique

Nunes Mourão. Florianópolis, 11 set. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.