A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROFESSOR POLIVALENTE

Seli Lopes Principe, Andréa de Paula Pires

Resumo


O presente trabalho, foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, para compreender como se dá o exercício profissional do pedagogo docente (polivalente) no ensino da leitura nos anos iniciais, sobretudo, na contemporaneidade. A partir da pesquisa, destacam-se alguns desafios enfrentados pelo professor polivante, como: domínio de diferentes saberes para o exercício da docência em diferentes níveis e modalidades de ensino; campo da linguagem possui suas complexidades e especificidades; algumas disciplinas nas licenciaturas não é suficiente para garantir reflexão e aprofundamento necessários para o ensino da leitura; ensinar todos os componentes curriculares, nos anos iniciais do ensino fundamental; buscar meios para melhor ensinar o seu alunado, mas também ter um vasto acervo de conhecimentos pedagógicos como gestor, para orientar os professores, estudantes e família; formação continuada que atenda as necessidades reais do professor polivalente, entre outros. Apesar dos desafios encontrados, práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de textos e contextos, a formação continuada e a integração de tecnologias mostram-se como caminhos viáveis para melhorar o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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