OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM AUTISMO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

Juliana Teles Silva, Andréa de Paula Pires

Resumo


Este artigo busca discutir sobre os desafios e possibilidades que envolvem o processo de inclusão dos alunos com autismo no sistema regular de ensino e as determinações legais que tratam sobre este aluno. Por meio de um levantamento bibliográfico envolvendo o tema, foi possível traçar resultados em que se evidenciou um número crescente de crianças com autismo na sociedade e na rede escolar. Ao mesmo tempo, ressalta-se a relevância da função do professor e de sua perspicácia em compreender estes alunos fazendo uso da procura incansável de uma formação adequada e colaborativa junto a outros profissionais da educação, sem desprezar o auxílio da utilização apropriada de recursos tecnológicos e pedagógicos acessíveis. Com o estudo, percebeu-se que os desafios ainda estão atrelados a capacidade do professor em trabalhar com estes alunos, visto que, os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista possuem dificuldade na comunicação e no relacionamento com os outros colegas e, por consequência no processo de ensino como a leitura, cálculos e escrita, o que muitas vezes acaba gerando a exclusão e a saída desse aluno da escola. Por outro lado, se temos várias dificuldades também possuímos várias possibilidades de desenvolvimento de materiais e recursos pedagógicos para incluí-los e inseri-los na nossa sociedade.

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