ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEORIZAÇÕES E PRÁTICAS

Cintia Foloni Santoro, Vantielen da Silva Silva

Resumo


A pesquisa buscou compreender a Alfabetização Científica (AC) e seus desdobramentos na prática pedagógica. Além de estudos bibliográficos e documentais, apresenta uma proposta de ensino de Ciências por investigação, evidenciando os indicadores da AC nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A revisão bibliográfica revelou a importância de uma educação em Ciências que promova a curiosidade, a resolução de problemas e o desenvolvimento de um pensamento crítico nos estudantes. Os resultados preliminares indicam que a AC pode ser caracterizada por meio de indicadores que abrangem tanto a dimensão cognitiva (compreensão de conceitos científicos, desenvolvimento de habilidades investigativas) quanto a atitudinal (curiosidade, interesse pela ciência, participação em atividades científicas).

Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, A. T.. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 291–313, 2002. Disponível em: .Acesso em: 5 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 4024 de 20 de dezembro de 1961. Brasília:

Senado Federal. Disponível em: .Acesso em

mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino

de 1º e 2º graus. Brasília: MEC, 1971. Disponível em:

Leis/L5692.htm>. Acesso em: 18 out. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases

da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:

Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 07. NÚMERO 14. — JAN-JUN 2025

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: Acesso em: 18 out. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:

mec.gov.br/basenacionalcomumcurricular>. Acesso em: 18 out. 2024.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; PESSOA, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária

renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n.

, p. 765–794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em:

.Acesso em: 8 jul. 2024.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista

Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, 2003.

DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2008, p. 1-17.

DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], n.

, 2013. Disponível em: .

Acesso em: 9 maio. 2024.

GIL-PÉREZ, D. Contribución de la historia y la filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las

Ciencias, Barcelona, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1999.

GIL PEREZ, D.; TORREGROSA, J. El fracaso en la resolucion de problemas de física:

una investigación orientada por nuevos supuestos. Ensenanza de las Ciencias, v. 6, n. 2,

p. 131 -46, 1998.

HURD, P. D. Scientific literacy: new mind for a changing world. Science & Education,

Stanford, USA, n. 82, p. 407-416, 1998.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais.

Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.03, n.01, p.45-61, 2001.

PELLA, M. O. The Laboratory and Science Teaching. In: ANDERSEN, H. O. (Ed.). Reading

in Science Education for the Secondary School. London: MacMillan, 1969.

POZO, J.I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender.

Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em

educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência &

Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no

ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H.; SILVA, M. M.. O ensino por investigação e a

argumentação em aulas de ciências naturais. Tópicos Educacionais, v. 23, n.

ja/ju 2017, p. 7-27, 2017Tradução. Disponível em:

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 07. NÚMERO 14. — JAN-JUN 2025

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

2017.230486>. Acesso em: 06 jul. 2024.

SHEN, B. S. P. Science Literacy. American Scientist, v. 63, p. 265-268, maio/jun. 1975.

SILVA, V. R. da; LORENZETTI, L. A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação e Pesquisa, v. 46, p.

e222995, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.