IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ENTRE CONCEITOS E APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Jennifer Dalcolli, Sheila Fabiana de Quadros

Resumo


A presente pesquisa se propõe a analisar a relevância da tecnologia no âmbito da educação escolar, explorando seus benefícios e desafios na construção de um ambiente de aprendizagem otimizado. O estudo visa compreender os impactos do uso da tecnologia no desenvolvimento educacional, com foco em dois aspectos principais: a qualificação docente e o aprimoramento do ensino- aprendizagem. Para alcançar seus objetivos, a pesquisa se baseia em duas metodologias principais: pesquisa com uma abordagem qualitativa e bibliográfica de autores que discutem a temática em tela. Portanto, o objeto de estudos é a tecnologia e seus recuros instrumentais de trabalho junto a suas inferências nas práticas pedagógicas. Conclui-se que a tecnologia é um importante aparato pedagógico, no entanto, a interferência do docente diante da condução das referidas práticas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLE, M. (Org.). Mobile learning: transforming the delivery of education and training.

Edmonton CA: AU Press. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2024.

BATES, A. W. Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning.

Tony Bates Associates Ltd., 2015.

CERVI, Giceli Maria; SILVA, Vera Lúcia de Souza. Formação docente: qualificando

conceitos em diferentes tempos e espaços. In: CERVI, Giceli Maria; STOPASSOLI [et al.]

(Orgs.). Blumenau: Edifurb, 2013.

DEDE, C. Aprendizagem baseada em tecnologia: educação para o século XXI. Revista

Educação e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 5-14, 2017.

JONASSEN, D. H. Designing constructivist learning environments. In: REIGELUTH, C.

M. (Ed.). Instructional-design theories and models: A new paradigm of instructional theory

(Vol. II, pp. 215-239). Lawrence Erlbaum Associates, 1999.

KAY, R.; LAURICELLA, S. Exploring the benefits and challenges of using laptop computers in 1-to-1 classrooms. Journal of Research on Technology in Education, v. 43, n.

, p. 263-286, 2011.

KOOLE, M. A model for framing mobile learning. In: ALLY, M. (Org.). Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Edmonton CA: AU Press,

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 07. NÚMERO 14. — JAN-JUN 2025

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2024.

KUKULSKA-HULME, A. Will mobile learning change language learning? ReCALL, v.

, n. 2, p. 157-165, 2009.

MÜLBERT, Ana Luisa; CYBIS PEREIRA, Alice T. Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning). Disponível em:

Trabalhos/artigos/Eixo%201/7.E1/80.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2024.

NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla (Orgs.). Mediação cultural, formação de

leitores e educação estética. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016.

OLIVEIRA, Andréia Machado. Projetos Pedagógicos em Arte, Educação e Tecnologia.

In: BIAZUS, Maria Cristina V. (Org.). Projeto Aprendi Abordagens para uma Arte/Educação Tecnológica. Porto Alegre: Editora Promoarte, 2009.

OLIVEIRA, A. M. de; ARAÚJO, R. M. C. de. Tecnologia educacional: Reflexões, conceitos e práticas. Intersaberes, 2017.

PIAGET, J. A psicologia da inteligência. 1973.

U.S. DEPARTMENT OF EDUCATION. Reimagining the role of technology in education: 2017 National Education Technology Plan Update. 2017.

UNESCO. ICT in Education. Disponível em: .

Acesso em: 31 ago. 2024.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge

University Press, 1998.

GATES, B. Entrevista ao Independent on Sunday, 12 de outubro de 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.