LUDICIDADE EM CONTEXTO: INFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Maria Marta Vieira Ferreira, Sheila Fabiana de Quadros

Resumo


Este artigo é uma pesquisa teórica a partir de uma abordagem qualitativa e tem como objetivo discutir a ludicidade a partir de autores que abordam a temática. Partindo do pressuposto de que o lúdico auxilia na construção do conhecimento, estimulando, explorando e passando pelos processos de aprendizagem de forma prazerosa, onde a criança experimenta, descobre, cria e recria o saber e de que o educador é o responsável por mediar essa aprendizagem, orientando, indicando, conduzindo qual caminho seguir, agindo como coadjuvante das atividades lúdicas. Após o levantamento e análise bibliográfica, entre convergências e divergências, conclui-se que o ato de brincar deve ser considerado componente metodológico, uma fonte de desenvolvimento e aprendizagem, que contribui para um ensino de forma concreta, participativa e colaborativa, desmistificando o lúdico como um mero passatempo ou diversão, integrando os processos de planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação.Trata-se de um importante recurso pedagógico na aprendizagem, desde que tratado de forma séria, competente e responsável. A ludicidade é um facilitador da construção do conhecimento, onde a criança é levada a desenvolver sua criatividade e autoconfiança.

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