PLANO DE AÇÃO: MANEJO DE CRISE EM SITUAÇÃO DE DESREGULAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Lilian Aline Sala Gonçalves, Miriam Adalgisa Bedim Godoy

Resumo


O artigo explora a complexidade do manejo de crises no contexto escolar, especialmente envolvendo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo central da pesquisa é compreender os desafios enfrentados pela equipe pedagógica na abordagem dessas crises e propor práticas mais inclusivas e eficazes. O problema investigado é a dificuldade que os profissionais da educação encontram ao lidar com crises em sala de aula, o que pode comprometer tanto o desenvolvimento dos alunos quanto o ambiente escolar. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, escolhida pela necessidade de compreender em profundidade esses desafios. A abordagem exploratória permitiu investigar um tema ainda pouco discutido, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes. A revisão de literatura incluiu publicações relevantes. Os principais resultados apontam para a necessidade de formação contínua dos profissionais da educação e a importância de estratégias de regulação emocional para alunos e educadores. A pesquisa mostrou que, apesar da complexidade do TEA, é possível promover a inclusão por meio de práticas pedagógicas embasadas em conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALCÂNTARA, E. O. O autismo e os processos pedagógicos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 04, Vol. 06, p. 121-133, 2020.

Disponível em: .

Acesso em: 27 de jun. de 2024.

ASSUNCÃO, W. C.; FREITAS, J. C. Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possíveis estratégias didáticas e de intervenção. Rev. Exitus, Santarém , v. 9, n.

, p. 391-420, 2019 . Disponível em: . Acesso em: 30 de jul. 2024

BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação

Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e

Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica.

Disponível em: . Acesso em: 25 de out.

DIAS, C.R.; SOUSA, I. C. A psicomotricidade como uma possibilidade de intervenção educacional no desenvolvimento das noções de corpo em crianças com

TEA. In: DIAS, C.R.; SOUSA, I. C.(org). Educação e saúde coletiva: saberes e práticas.

Fortaleza, vol. 2, p. 8-24, 2022. Disponível em: . Acesso em: 28 de

jun. de 2024

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 07. NÚMERO 14. — JAN-JUN 2025

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

FERNANDES, G. H. A. Distúrbios emocionais na escola: algumas causas e sinais,

Disponível em: ; Acesso em: 30 de jul.2024

GROSSI, M. G. R.; GROSSI,V. G. R.; GROSSI, B. H. R. O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares: uma revisão de teses e dissertações, 2020. Disponível em: .

Acesso em: 01 de ago. 2024

MATOS, M. da S.; BOROWSKI, S. B. V. Vivências emocionais e estratégias de regulação emocional de psicólogos clínicos: um estudo qualitativo. Est. Inter. Psicol.

[online]. 2019, vol.10, n.3, pp.160-180. Disponível em:

php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072019000300010>. Acesso em: 24 de jun.

MARQUES, I. O fazer quando um autista tem crise na sala de aula, 2023. Disponível em: . Acesso em: 27 de jun.2024.

MOURÃO, M. A. E. M.;SILVA, M. V. A.;FERREIRA, E. L.; LIMA, F. G. S. Neurodivergentes em sala de aula e os desafios para os educadores no ensino fundamental II,

Disponível em:

completo_ ev185_md1_id25366_tb9093_03102023232412.pdf>. Acesso em: 30 de

jul.2024.

MURARI, S. C. Identificação precoce do transtorno do espectro autista por meio da

puericultura. em uma unidade básica de saúde, p.1- 192 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:

. Acesso em: 26 de jun. de 2024.

PEREIRA G. E. Autismo: O processo do significado como conceito central. Revista Portuguesa de Psicossomática. Sociedade Portuguesa de Psicossomática, Portugal, vol. 2, núm.

, p. 35-44. jul/dez, 2000. Disponível em: .

Acesso em: 26 de jun. de 2024.

SÃO PAULO: Opas: OMS: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em:

org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista>. Acesso em: 01 de jul. de 2024.

SILVA, A. E. C.; OURO, A. C. C. Manejo dos Afetos: a importância da regulação emocional no processo de ensino-aprendizagem. In: CONEDU. IX Congresso Nacional de

Educação, p. 1-12, 2023. Disponível em: .

Acesso em: 02 de abr. de 2024.

STAINBACK, S.; STAINBACK,W. Inclusão: um guia para educadores. Porto

Alegre-RS; Artmed;. p.451, 1999. Disponível em: . Acesso em: 03 de jun. de 2024.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha: Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, 1994. Disponível em: . Acesso em: 25 de

out. de 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.