JOGOS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA VIVÊNCIA NA CLASSE ESPECIAL

Letícia Aparecida Fabiane, Vantielen da Silva Silva

Resumo


A presente pesquisa é um estudo acerca da Educação Especial e Inclusiva, com proposta de intervenção com jogos digitais na Classe Especial dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto a seguir é composto pela revisão bibliográfica acerca das leis e discussões da Educação Especial e Inclusiva, situando a implementação da Classe Especial como iniciativa de uma cidade do interior do Paraná em algumas escolas. O relato inclui a observação e vivência de uma Classe Especial, propondo a interação destes alunos com jogos e recursos digitais. Concluímos que a Classe Especial é uma iniciativa de integração para depois inclusão destes alunos, de modo a atender a demanda das necessidades educacionais especiais apresentadas. A turma participou das atividades propostas como jogos digitais de modo satisfatório, atendendo aos objetivos propostos com interesse e entusiasmo.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

_________. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

_________. Normas sobre Computação na Educação Básica: complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2022.

GUARAPUAVA. Secretaria Municipal de Educação e Cultural. Referencial Curricular de Guarapuava: Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, volume IV. Guarapuava, SEED, 2024a.

________. Referencial Curricular de Guarapuava: Princípios para o Ensino Fundamental - Competência Computação / Tecnologia Educacional. Guarapuava, SEED, 2024b.

_________. Projeto Político Pedagógico. Guarapuava: SEED, 2024.

LLENAS, A. O Monstro das cores. Belo Horizonte: Aletria, 2018.

MONTOAN, M. T. E. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão. In: CLAUS, S., MOSQUEIRA, J. M. (Orgs). Educação Especial: em direção a educação inclusiva. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

ROGALSKI, S. M. Histórico do surgimento da Educação Especial. Revista de Educação do Ideau. Alto Uruguai, v. 5, n. 12, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.