Acordos tácitos e acordos explícitos: uma reflexão sobre a pertinência de se regular paralelismos de conduta

Tacit collusion and explicit collusion: an essay about the pertinence of regulating the parallelism of conduct

Ronaldo Raemy Rangel, Paulo Rogério Alves Brene, Patrícia Oliveira

Resumo


O objetivo deste ensaio é analisar o comportamento da autoridade reguladora frente à colusão tácita ou a de caráter explícito. Para tanto o texto apresentará quatro discussões básicas, sendo a primeira a relação entre Direito e Economia, enunciado o argumento. Já, na segunda será apresentado os conceitos de acordos tácitos e explícitos, para introduzir o debate sobre paralelismo de conduta e padrão de competição, tema da discussão seguinte. Por fim, fazer-se-á uma análise sobre a racionalidade e a legalidade. Entre os resultados destaca-se a prudência de se utilizar as ferramentas que a Economia pode oferecer a fim de que a disciplina da concorrência disponha de melhores técnicas para identificação de práticas comerciais indesejadas nos mercados, bem como esclarecer que tipo de coordenação pode ser considerado lícita (insuscetível de regulação). Tal discussão sobreleva também a importância da densa e rica relação que Direito e Economia guardam entre si e, longe de pretender suplantar os normativos positivados, demonstra que a eficiência das decisões pode ser beneficiada com a interligação proposta.


Palavras-chave


Direito e Economia; Acordos Tácitos e Explícitos; Paralelismo de Conduta; Padrão de Competição.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


COÊLHO, D.Uma Batalha Travada em torno das Evidências: O Valor Probatório dos Indícios e sua (In)Suficiência para a Condenação de Carteis. RDC - Revista de Defesa da Concorrência, Vol. 4, no 1, Maio 2016, pp. 153-184

FAGUNDES, J. Eficiência Econômica e Distribuição de Renda em Análises Antitruste: O Modelo do Price Standard. Revista do IBRAC, v. 10 n.5 Dezembro, 2003, pp 1-18

ISMODES, J. Excedentes do Consumidor e do Produtor: Curso de Avaliação Socioeconômica de Projetos. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Brasília: 2009. Disponível: http://www.cepal.org/ilpes/noticias/paginas/0/35920/Excedentes_del_Consumidor_y_Productor_p.pdf. Acesso: 27/05/2018.

KON, A. Economia Industrial, São Paulo: Editora Nobel, 1999.

MATSUMURA, E. & MELLO, M. Uso de Métodos Quantitativos na Investigação de Conluio Tácito, Efeitos Coordenados e Preços Predatórios, ANPEC/IPEA/SDE, Área I/ Subárea I.3/ Estudo 1. 2005.

MELLO, M. T. Notas sobre o Sistema de Defesa da Concorrência. Texto para Discussão. no 458. Instituto de Economia da UFRJ, 2001.

MOTTA, M. & SALGADO, L. H. Política de Concorrência. São Paulo: Ed Campus, 2015

PEREIRA, J. M. Manual de Defesa da Concorrência. Política, sistema e legislação antitruste brasileira. São Paulo: Atlas, 2014.

PFEIFFER, R. A. Defesa da Concorrência e Bem-estar do Consumidor. São Paulo: Ed Revista dos Tribunais, 2015.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

RÊGO, N. M., Da interdiciplinariedade do direito com a economia ou pontos de diálogo científico em construção. Disponível: http://www.enm.org.br/docs/biblioteca/DA%20INTERDICIPLINARIEDADE%20DO%20DIREITO%20COM%20A%20ECONOMIA%20OU%20PONTOS%20DE%20DI%C3%81LOGO%20CIENT%C3%8DFICO%20EM%20CONSTRU%C3%87%C3%83O.doc. Acesso: 23/08/2018.

SCHERER, F. & ROSS, D. Industrial Market Structure and Economic Performance. Houghton Mifflin Company; 3 edition,1990.

STIGLER, G.J. A Theory of Oligopoly, Journal of Political Economy, n 72, Fev, 1964, 44-61.

TIROLE, J., IVALDI, M., B. JULLIEN, P. REY, P. SEABRIGHT. The Economics of Tacit Collusion, Final Report for DG Competition, European Commision, 2003.




Direitos autorais 2019 Ronaldo Raemy Rangel, Paulo Rogério Alves Brene, Patrícia Oliveira

Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe) Rua: Padre Salvador, 875 – Bairro Santa Cruz CEP: 85015-430  Guarapuava-Paraná-Brasil Campus Santa Cruz – Editora UNICENTRO ISSN  2177-4153 (Online)

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.