Utilização do moodle em curso de graduação em ciências contábeis: reflexos desse uso

Use of moodle in graduation course in accounting sciences: reflections of this use

Ana Laura Dias dos Santos, Alexandre Costa Quintana, Ana Paula Capuano da Cruz

Resumo


A evolução tecnológica faz com que a formação dos futuros profissionais se reviste de uma visão ampla e profunda da realidade, neste sentido os métodos de ensino-aprendizagem precisam ser adequados para que ocorra discussões e experimento de novas possibilidades visando um aumento da eficiência e eficácia do ensino. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o Moodle está sendo utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo levantamento, com orientação qualitativa e caráter descritivo, e para coleta de dados foi utilizado um questionário. De forma geral, os achados indicam que a percepção dos graduandos quanto à sua interação com a plataforma moodle é bastante positiva. Os respondentes sinalizaram que buscam auxílio de professores e colegas de estudos para sanar dúvidas com a utilização da plataforma. Os estudantes ainda revelaram que a relação de obtenção e aplicação de conhecimento são satisfatórias através do Moodle e há recomendações que os professores explorem diferentes métodos de ensino, uma das prováveis justificativas é atender as diversas maneiras de aprender.


Palavras-chave


Ciências Contábeis. Ensino Superior. Moodle. Métodos de ensino.

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