A influência de variáveis mercadológicas na precificação: um estudo de caso com pousadas de pequeno porte no Portal dos Lençóis Maranhenses

The influence of marketing variables on price: a case study on small hostels in Portal of Lençois Maranhenses

Erika Regina Vale Nascimento, Thiago Cardoso Ferreira, Hudson Carlos Lobato Facuri, Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca

Resumo


O presente trabalho teve como propósito investigar a influência dos fatores mercadológicos na precificação das empresas do segmento hoteleiro de Barreirinhas/MA e a problemática desse artigo tem como questionamento como os fatores mercadológicos influenciam a precificação das empresas estudadas. Desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Diante disso, adotou-se a estratégia de estudo de caso, na modalidade de multicasos, tendo em vista que foram analisadas 6 (seis) empresas do ramo hoteleiro. Optou-se pela amostra não-probabilística, por acessibilidade e conveniência, a escolha das empresas, considerando a disponibilidade dos gestores para a realização da entrevista. Destarte, a partir da análise e discussão dos dados, pôde-se verificar que as pousadas investigadas, utilizam os custos e a margem de lucratividade para formular sua precificação, a usar os preços da concorrência apenas como parâmetro. Contudo, essa atitude apresenta limitações, uma vez que não consideram todas as variáveis mercadológicas no processo. Logo, foi possível fornecer informações relevantes sobre as dimensões do apreçamento e como ocorre a influência dos custos, concorrentes e clientes no processo de precificação.


Palavras-chave


Fatores Mercadológicos. Precificação. Segmento Hoteleiro.

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