v. 12, n. 1 (2014)

Janeiro/Março - 2014

Caros Leitores, Autores e Avaliadores

Iniciamos o ano de 2014 com uma boa notícia!

Informamos que a Periodicidade da Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), publicada pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO passar de Periodicidade Quadrimestral para “Periodicidade Trimestral” a partir de 2014. Sendo assim, estamos disponibilizando o Volume 12, nº 1, referente ao Primeiro Trimestre de 2014.

Os artigos publicados neste número são produto de pesquisas oriundas de distintas instituições localizadas nas diversas regiões brasileiras.  Esta edição conta com 6 (seis) artigos e 2 (dois) ensaios.

No primeiro artigo Silva, Taffarel, Del Corso e Clemente se propuseram a investigar a relação entre inflação, taxas de juro e taxa de câmbio de diversos países de acordo com a Teoria do Efeito Internacional de Fisher.

Ribeiro, Barbosa, Fonseca e Frega buscaram identificar os efeitos da crise financeira de 2008 no nível de risco de mercado, e analisar a existência de diferença entre as médias dos coeficientes beta dos modelos CAPM antes e após a crise.

O objetivo de Eggers, Behr e Raimundini foi analisar os efeitos da Conversão de Demonstrações Contábeis, de acordo com o Pronunciamento Técnico 02, de uma empresa brasileira de transportes que possui sucursal no Uruguai.

No quarto artigo Daga, Cielo, Wenningkamp e Schmidt buscaram identificar e compreender o processo de inclusão e participação das mulheres no agronegócio do Oeste Paranaense.

No artigo de Santos, Nascimento e Neutzling foi realizado um estudo para analisar as principais consequências ambientais, sociais e econômicas decorrentes das práticas organizacionais de gestão dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE).

No último artigo Sembay, Ribas, Camargo e Maçaneiro analisaram a importância da ética na gestão da informação, buscando subsídios que caracterizem o comprometimento do profissional de Secretariado Executivo na condução da ética em suas atividades.

Quanto aos ensaios, no primeiro deles, Silva Oliveira faz uma revisão de literatura, abordando alguns dos temas que ajudarão a compreender a existência de diferentes enfoques no campo de estudo do empreendedor.

O Segundo ensaio de  Xavier e Chiconatto apresentam os termos e conceitos de marketing verde, discutir a importância da cultura verde nas organizações e examinar algumas das razões pelas quais as organizações estão adotando um marketing verde como filosofia, além de mencionar alguns dos problemas mais comuns relacionados com a utilização do marketing verde.

 

Boa Leitura a todos!

Dr. João Francisco Morozini – Editor

Sumário

Artigos

Wesley Vieira da Silva, Marinês Taffarel, Jansen Maia Del Corso, Ademir Clemente
10-26
Flávio Ribeiro, Josilene da Silva Barbosa, Marcos Wagner da Fonseca, José Roberto Frega
27-41
Karine Eggers, Ariel Behr, Simone Leticia Raimundini
42-58
Ivanete Daga Cielo, Keila Raquel Wenningkamp, Carla Maria Schmidt
59-77
Carlos Alberto Frantz dos Santos, Luis Felipe Machado do Nascimento, Daiane Mülling Neutzling
78-96
Kelly Cristina Chagas Sembay, Loana Aparecida Ribas, Mabia Camargo, Marlete Beatriz Maçaneiro
97-116

Ensaio Teórico

Maria de Fatima Silva Oliveira
117-132
Rodrigo Navarro Xavier, Patrícia Chiconatto
133-147