Leitura, interpretação e sentido: análise de uma propaganda DO Boticário sob uma perspectiva discursiva

Lucas Martins Flores

Resumo


Espaço curto, valor alto, sentido, muito. Esta é uma tarefa árdua para os produtores de outdoors e anúncios publicitários que precisam levar em consideração todas essas questões para realmente atingirem seus leitores. Mas, de fato, esses textos conseguem produzir um efeito de sentido nos sujeitos leitores de forma tão eficiente quanto conscientes que se dizem fazer/ ser? Os publicitários realmente possuem o poder de uso habilidoso da língua como detentores dos sentidos e onipotentes sobre seu discurso? Pretendemos, com este artigo, não desconfiar da habilidade dos publicitários e das teorias que regem o funcionamento da “fabricação” desses textos midiáticos, mas sim, analisar sob a perspectiva da Análise de Discurso, de linha francesa, como vem sendo desenvolvida no Brasil, uma campanha da empresa O Boticário publicada em 2005, intitulada “Os Contos de Fadas” que conseguiu causar certa “sedução” pela maneira como utilizou a linguagem.


Palavras-chave


leitura; sentido; propaganda; análise de discurso

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