LETRAMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Ângela Francine Fuza, Lidiane Nickel Gomes, Raquel Salek Fiad

Resumo


Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as práticas de leitura e de escrita de acadêmicos de um curso de Letras, de uma universidade pública do Estado do Tocantins, região Norte do Brasil, fundamentando-se em discussões recentes sobre o Letramento Acadêmico, feitas por estudiosos dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; LEA E STREET, 1998, entre outros) e na concepção dialógica de linguagem segundo os princípios teóricos da Linguística Aplicada. Para tal, considerando os eixos metodológicos e analíticos de Souza e Basseto (2014), foi aplicado um questionário aos acadêmicos com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, como essas experiências contribuem para a inserção dos alunos na comunidade acadêmica e para sua formação como professores. Os resultados indicam a necessidade de expor os acadêmicos a um processo mais completo de letramento em relação à escrita acadêmica, considerando o contexto de formação dos sujeitos, pois, apesar de muito se ler, pouco se produz dos gêneros acadêmicos, focando-se apenas em aspectos formais da produção dos enunciados.


Palavras-chave


Gêneros acadêmicos. Formação de professores. Letramento. Letramento acadêmico.

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